Sobre o Curso
O Curso de Bacharelado em Comunicação Social – Rádio e TV, implantado no ano de 2006, no Campus XIV (Conceição do Coité – BA) da UNEB, funciona em regime de alternância de turno (vespertino e noturno), oferecendo 40 vagas anuais. O curso obteve o reconhecimento em 2012 e neste mesmo ano teve seu projeto pedagógico submetido a um processo de reformulação curricular.
O curso traz uma estrutura curricular com perspectiva de sólida formação científica e humanística e tem como objetivo geral desenvolver os conhecimentos teóricos-práticos da Comunicação Social, com vistas a capacitar profissionais para agir em suas áreas de atuação profissional, dentro de um contexto no qual a comunicação amplia a noção de desenvolvimento sustentável e ganha nuances que favorecem articulações locais, face aos enfrentamentos das necessidades de comunidades.
Assim, os objetivos do curso são:
1. formar profissionais no âmbito da Comunicação Social, orientados, tanto para a pesquisa acadêmica quanto para o meio profissional, com perfil reflexivo e crítico;
2. promover a integração entre a universidade e a comunidade, tendo em vista especialmente a extensão dos processos educativos e formativos existentes na academia aos segmentos sociais mais necessitados, em consonância com os princípios diretivos da Universidade do Estado da Bahia; e, finalmente,
3. formar indivíduos compromissados com o exercício da cidadania e da responsabilidade social e capazes, portanto, de difundir seus conhecimentos em direção à ampla participação dos mais variados segmentos sociais, especialmente aqueles articulados em torno de organizações e entidades sociais.
Nesse sentido, a organização curricular revela, em síntese, a formação proposta, considerando os anseios e expectativas da comunidade em adequação à legislação pertinente, visto que o curso de Bacharelado em Comunicação Social – Rádio e TV configura-se como um curso de extrema necessidade à compreensão das diversas lógicas e dimensões humanas locais e territoriais dentro das tendências propostas pelo mercado de trabalho como um dos aspectos do mundo do trabalho.
O futuro profissional terá formação teórico-prática que o habilite para o trabalho de comunicação nos veículos de rádio e TV, além de produções multimídia na Internet, bem como para o exercício da pesquisa, segundo sua livre escolha. Considera-se, ainda, como fundamental ao exercício da profissão, a capacidade de gerir os processos comunicacionais de organizações, preparando-se o profissional de Rádio e TV para a prática de serviços de consultoria ou assessoria de comunicação em empresas ou entidades sociais. Trata-se de um perfil executivo, que o capacite não apenas para o exercício da profissão de radialista, bem como de assessoria no campo da comunicação efetivada pelos veículos rádio e TV, e finalmente para o empreendedorismo, por meio do estímulo à produção de projetos e produções independentes.
Duração do curso: 8 (oito) semestres.
Turno: Vespertino e Noturno.
Está chegando mais uma MovieCom, a Mostra Universitária de vídeos do Curso de Comunicação Social (Rádio e TV) do Campus XIV da UNEB!
Este ano, a Programação vai contar com a participação dos estudantes da Educação Básica! Então, você estudante que faz audiovisual, vem apresentar sua produção na UNEB!
As regras para submissão dos trabalhos estão disponíveis no edital acima.
Todos os trabalhos apresentados serão certificados pela UNEB e os melhores trabalhos serão contemplados com uma premiação simbólica.
Estrutura acadêmica
Docentes
Infraestrutura
O curso de bacharelado em Comunicação Social – Rádio e TV, situado no Campus Conceição do Coité, possui a seguinte estrutura física:
03 Salas de Aula;
01 Sala do Colegiado;
01 Sala do Centro Acadêmico;
01 Estúdio de Fotografia;
01 Laboratório de Rádio;
01 Laboratório de Redação para rádio;
01 Ilha de Edição;
01 Laboratório de Informática (comum a todo o Departamento);
01 Biblioteca (comum a todo o Departamento).
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 08h às 12h e das 19h às 22h.