Literatura e Diversidade Cultural: imaginário, linguagens, imagens


Coordenação:

Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva

Valdete da Macena Pardinho

Descrição: O grupo configura-se como um fórum aberto à investigação e ao debate de questões relacionadas à Cultura a partir de diferentes frentes teóricas e metodológicas, para dar conta da multiplicidade de olhares que os dias atuais possibilitam a quem se permite o profícuo exercício de olhar. Pensar Literaturas, Educação, Diversidade cultural e Memória são os eixos de investigação de maior ênfase e adesão do grupo, o que se dá por vias teóricas que ajudam a não perder de vista o campo das humanidades. Contamos com experiência docente em pesquisas integradas e isoladas e em práticas de extensão universitária. Participam do grupo estudantes, técnicos e pesquisadores docentes ligados à UNEB, a outras Universidades, a Institutos Federais e a centros de estudo. Assegura-se, assim, o intercâmbio de saberes e o alargamento das ações de pesquisa para além da nossa Universidade.

Linha de pesquisa: Literatura, cultura e ensino. Literatura, memória e imaginário social. Língua, Literatura e diversidade cultural. Línguas, memória e culturas indígenas.

Instituição de Financiamento: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Ano de início: 2002

Mais informações: Link do programa




Mente e Linguagens -MENEL


Coordenação:

Moacir da Silva Côrtes Junior

Anna Karyna Torres Côrtes

Descrição: O grupo MENEL tem como objetivo final integrar as diferentes linhas teóricas no propósito de refletir sobre as relações entre língua, sociedade e mente a fim de produzir pesquisas que possam subsidiar procedimentos educacionais e científicos em favor do respeito aos grupos minoritários que integram a sociedade brasileira.Os estudos estão condicionados às seguintes linhas de pesquisa em atividade: Sociolinguística e análise Variacionista; Estudos em PLE/PLA (Português como Língua Estrangeira/Língua Adicional); Gramática Gerativa e Ciência Cognitiva; Línguas e Ensino em Libras;Formação e prática docente. As pesquisas buscam alcançar seus objetivos desenvolvendo as seguintes ações: 1) desenvolver pesquisas para analisar as gramáticas que atuam nas variedades de fala vernacular em comunidades da região da Chapada Diamantina entre outras do estado da Bahia; 2) resgatar a legitimidade e o respeito à variedade dá língua popular brasileira em seu caráter pluriétnico

Linha de pesquisa: Estudos em PLE/PLA (Português como Língua Estrangeira/Língua Adicional). Etnomusicologia. Formação e prática docente. Gerali – Estudos linguísticos de Libras. Gramática Gerativa e Ciência Cognitiva. Línguas de minorias e Ensino. Música: História e Contemporaneidade. Sociolinguística e Análise Variacionista.

Instituição de Financiamento: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Ano de início: 2012

Mais informações: Link para o programa