A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizou a Semana de Integração marcando a abertura do semestre letivo de 2021.1. O evento ocorreu entre os dias 1 e 5 de março e foi feito no formato virtual devido à pandemia global do novo coronavírus, que interferiu também nas aulas as quais serão retomadas de forma remota, após um ano sem semestres obrigatórios.
Durante a semana, foram realizados cursos e oficinas de forma a ambientar e acolher as(os) estudantes neste momento de incertezas e dificuldades para toda a comunidade acadêmica. Além de mesas de debate que refletiram sobre os cenários atuais da educação, em destaque temas relacionados aos impactos da pandemia no ensino e na vida da(o) discente.
Na segunda-feira (1/03), seguindo a programação geral organizada pela UNEB, foram realizadas duas atividades como ponta pé inicial. Pela manhã, a Aula Magna “Isto é uma escola – danças, piruetas e mascaradas”, com a participação da profª Maria Inez da Silva de Souza Carvalho (UFBA). Já durante a tarde, ocorreu o Webinário com a apresentação “A Pesquisa na Educação Básica”, com Ana Lago (UNEB), Márcea Sales (UNEB) e Kátia Soane (SMED). O webinário marcou ainda o lançamento do programa de iniciação científica Júnior da instituição (IC Júnior UNEB).
Na terça-feira (2/03), também foram realizadas duas atividades. Na parte da manhã, uma palestra sobre “Universidade: um novo mundo em um velho mundo”, com Cauê Ribeiro (UNEB). Na noite, deu-se início a programação específica do Campus de Coité, com a mesa: “Potencialidades da festa para além do espaço, tempo e uma narrativa única”, com Fátima Tavares (UFBA) e Rodrigo Siqueira (Boi de Parintins), tendo como mediadora Cleidiana Ramos.
Na quarta-feira (3/03), foi trazida a programação uma mesa voltada para o setor administrativo, à tarde. “Servidores administrativos em ação: também fazemos extensão”, com Henrique Valença, Paulo Enselmo e Rodrigo Carneiro. Aconteceu, no início da noite, o curso “Microsoft Teams para discentes”, com Antônio Sérgio. E como última atividade desse dia, a mesa “Trabalho em tempos de pandemia” com Lilian da encarnação (PGDP/UNEB), com mediação de André Cunha Carmo.
A quinta-feira (4/03) foi marcada pela mesa “UNEB em Foco”, que representou uma apresentação da Universidade aos estudantes calouros do semestre 2021.1, através de um diálogo com a Direção, Coordenação dos Colegiados, Biblioteca, Secretaria Acadêmica e Coordenação Administrativa. Fechando as atividades do dia, à noite, teve a aula inaugural “Contemporaneidade, pandemia e Educação”, com Everton Carneiro (UNEB/Valença) e a mediação da professora Edite Faria.
Na sexta-feira (5/03), as atividades iniciaram pela manhã com a oficina “Estratégias de Estudo e Pesquisa na Web: caminhos e atalhos” com Lucília Vieira e Roberto Freitas. Às 13hrs, começou a mesa “Reinvenção do fazer docente na pandemia: educar na urgência e incerteza”, na qual a Professora Obdália Ferraz (MPED) e o Me. Sidmar da Silva Oliveira debateram sobre o reflexo da pandemia na educação.
Dando continuidade às atividades da tarde, às 15hs, aconteceu a mesa “Os caminhos e desafios editoriais na Bahia: como publicar seu livro”, com Gustavo Felicíssimo (Escritor e editor da Mondrongo), e, em seguida, o Lançamento do Livro “A criação da UNEB: percursos de Edivaldo Boaventura (Editora Mondrongo) com Adriano Eysen e Lídia Boaventura.
O encerramento da semana de integração 2021.1 deu-se com o curso “Narrativas sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas”, ministrado pelos professores do Curso de Inglês do nosso departamento: Anna Karyna Côrtes, Mônica Veloso Borges e Raulino Figueiredo Neto. A mediação deste curso foi feita pela Profª Cristina Eluf.
Perdeu alguma parte do evento? Então, acesse o canal da TV UNEB Coité no YouTube e reveja a nossa programação.