
Sobre o Curso
O Curso de Comunicação Social (Rádio e TV) de Departamento de Educação (DEDC), Campus XIV, em Conceição do Coité, nasce em 2006 motivado por duas demandas principais:
a) a necessidade de formação de profissionais da Comunicação em um cenário de rápidas transformações das novas tecnologias da informação que demandaram a geração de conhecimentos da comunicação na nova realidade social que envolve diversas dimensões da sociedade como o trabalho, o consumo, o lazer e várias expressões de coexistência;
b) a articulação dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil do Território do Sisal que atuavam na comunicação comunitária e popular e, por perceberem a importância estratégica da comunicação como vetor de organização política para a transformação social, lutaram pelo nascimento do Curso e defenderam a sua relevância no Território do Sisal.
Perfil do egresso
O futuro profissional terá formação teórica-prática que o habilite para o trabalho de comunicação nos veículos Rádio, TV e nas plataformas de produção de conteúdo informacional em formato multimídia na Internet e nas redes sociais digitais, bem como para o exercício da pesquisa, segundo sua livre escolha. Uma especificidade do curso também é a formação de produtores independentes de conteúdo audiovisual, seja em forma de aúdio, como podcasts, seja em forma de filmes de curta e longa-metragem, desde a concepção do argumento e do roteiro até a realização de todo o processo de confecção de produtos documentais, ficcionais, experimentais e clipes musicais, além de reportagens para Rádio, TV e Internet.
Considera-se, ainda, como fundamental ao exercício da profissão, a capacidade de gerir os processos comunicacionais de organizações, preparando o profissional de Rádio, TV e Internet para a prática de serviços de consultoria ou assessoria de comunicação em empresas ou entidades sociais. Trata-se de um perfil executivo, que o capacite não apenas para o exercício da profissão de radialista, bem como de educomunicador, produtor de audovisual em multimeios, além de assessoria no campo da comunicação efetivada pelos veículos de Rádio, TV e Internet, e, finalmente, para o empreendedorismo, por meio do estímulo à produção de projetos e produções de mídias independentes.
Relevância Social
Desde sua origem o Curso tem formado pessoas que atuam nas diversas possibilidades de trabalho do campo da Comunicação. Nesse processo formativo, o Curso abrange diversos municípios do Território do Sisal e vai além dele, uma vez que recebe estudantes de vários lugares do Brasil. O corpo docente do Curso é formado, em sua maioria, por professores doutores, com habilitação e experiências em diversas áreas da Comunicação como Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Cultural, Assessoria de Comunicação etc. Além disso, o Curso conta com equipamentos, laboratórios – de fotografia, informática, ilha de edição, estúdio de rádio – e acervo bibliográfico que demandam constante aperfeiçoamento para fortalecer ainda mais o Curso. Por tudo isso, te convidamos a fazer parte do nosso Curso, construindo novas possibilidades profissionais de atuação, pensando e fazendo uma Comunicação que faça a diferença no Território do Sisal e para além dele.
Duração do curso: 8 (oito) semestres.
Turno: Vespertino e Noturno.
Estrutura acadêmica
Docentes
Infraestrutura
O curso de bacharelado em Comunicação Social – Rádio e TV, situado no Campus Conceição do Coité, possui a seguinte estrutura física:
03 Salas de Aula;
01 Sala do Colegiado;
01 Sala do Centro Acadêmico;
01 Estúdio de Fotografia;
01 Laboratório de Rádio;
01 Laboratório de Redação para rádio;
01 Laboratório de Edição de TV e Vídeo;
01 Laboratório de Informática (comum a todo o Departamento);
01 Biblioteca (comum a todo o Departamento).
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 13h às 17h e das 19h às 22h.