Sobre o Curso
O curso de Letras do Departamento de Educação do Campus XIV foi criado pela Resolução do CONSU nº 47/91 e autorizado a funcionar pela Resolução do CEE nº 055/94. A sua primeira turma foi iniciada no primeiro semestre de 1992. À época, foi implantada a Habilitação: Português e Literaturas de Língua Portuguesa, reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC), através da Portaria Ministerial nº 743 de 25 de junho de 1997.
Entretanto, em função das diretrizes curriculares que passaram a ser emanadas pelo Conselho Nacional de Educação, sobretudo as referentes aos cursos de formação de professores, a UNEB, no ano de 2003, deu início a um processo de redimensionamento curricular, onde todos os seus cursos de Licenciatura foram reformulados, dando origem a novas matrizes curriculares, e em alguns casos, a novos cursos/habilitações.
Em 2004, portanto, o Campus XIV da UNEB, implantou um Curso de Letras onde a habilitação anterior (já devidamente reconhecida) entrou, naquele mesmo período, em um processo gradativo de extinção, não sem antes submeter os seus alunos a um processo de adaptação curricular a tais diretrizes.
Foi assim que, em 2004.1, o DEDC – XIV deu início ao Curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (com uma matriz curricular diferenciada da anteriormente existente), sendo objeto de renovação de reconhecimento que aqui está sendo pleiteado ao CEE/BA.
A aprovação e autorização de funcionamento deste novo Curso foram concedidas pelo CONSU, através da Resolução nº 271/2004.
Como em todo processo de mudança, a operacionalização do novo currículo, suscitou, de imediato, a necessidade de avaliação e ao mesmo tempo alteração, ante os possíveis entraves e dificuldades evidenciados. Assim, em decorrência destes, em 2008, o CONSEPE, através das Resoluções 928, aprovou as alterações propostas para Língua Portuguesa e Literaturas, com efeito retroativo a 2007. Tais alterações atingiram somente os alunos com ano de ingresso a partir de 2007.
O curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas – Licenciatura foi reconhecido através do Decreto Estadual nº 13.541 de 20 de dezembro de 2011 por um prazo de 05 anos.
A resolução CONSEPE nº 1.834/2015 modificou o currículo do curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas – Licenciatura, passando sua carga horária total para 3.380 (três mil, trezentas e oitenta) horas.
Duração do curso: 8 (oito) semestres.
Turno: Vespertino e Noturno.
Estrutura acadêmica
Docentes
Infraestrutura
O curso de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, situado no Campus Conceição do Coité, possui a seguinte estrutura física:
Acervo Bibliográfico:
O acervo bibliográfico do Curso de Letras é constituído por exemplares de livros, além de periódicos, folhetos, obras de referência, dicionários, enciclopédias, teses, monografias, jornais, anuários, CD-ROOMs, DVDs, entre outros tipos de documentos, compreendendo várias áreas do conhecimento.
Instalações Especiais e Laboratórios:
O Laboratório de do curso de Letras tem a finalidade de dar suporte ao ensino e aprendizagem dos cursos de extensão e de aperfeiçoamento. Neste laboratório são ministrados componentes curriculares do curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas - Licenciatura, em especial aqueles que objetivam o desenvolvimento das competências e habilidades do curso.
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - das 13h às 17h e das 19h às 22h.